CRONOGRAMA DO CURSO:
PRIMEIRO SEMESTRE
MÓDULO I – maio a julho - agosto a outubro/2019 (a disciplina de Alfabetização Digital inicia o módulo I presencialmente no dia 11/05 e virtualmente no dia 20/05. A disciplina Literatura, Leitura e Ensino inicia virtualmente dia 03/06. As demais disciplinas iniciam virtualmente no dia 05/08)
MODULO II- outubro a dezembro/2019
SEGUNDO SEMESTRE
MÓDULO III- março a maio/2020
MÓDULO IV- maio a julho/2020
TERCEIRO SEMESTRE
MÓDULO V- TCC - julho a dezembro/2020
QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA (QSL)
O curso está organizado na forma semestral, sendo o primeiro semestre dividido em dois módulos, o segundo semestre em dois módulos e o último semestre será o trabalho de conclusão de curso. O Quadro de Sequência Lógica está estruturado em três semestres. A forma de vinculação será através do regime de matrícula por disciplina.
Quadro de Sequência Lógica (QSL)
1º SEMESTRE | 2 º SEMESTRE | 3 º SEMESTRE | ||
MÓDULO I | MÓDULO II | MÓDULO III | MÓDULO IV | MÓDULO V |
Alfabetização Digital3Cr (45h) | Argumentação, Leitura e Cidadania2Cr (30h) | Trabalho de Conclusão de Curso3Cr (45h) | ||
Literatura, leitura e ensino4Cr (60h) | Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: perspectiva histórica e simbólica 2Cr (30h) | |||
Literatura Infantil e Juvenil2Cr (30h) | O Ensino do Cinema na Língua e Literatura: um enfoque na formação crítica do professor2Cr (30h) | |||
Literatura Sul-Rio-Grandense Contemporânea2Cr (30h) | Práticas de Ensino em Língua Portuguesa 2Cr (30h) | |||
Introdução à Análise do Discurso2Cr (30h) | Práticas de Ensino em Literatura2Cr (30h) | |||
Literatura de Autoria Feminina2Cr (30h) | A Cultura e seus Desdobramentos com a Leitura e a Língua 1Cr (15h) | |||
Literatura e intertextualidade para a formação crítica de professores 2Cr (30h) |
DISCIPLINA | CH | CR | PROFESSOR | |
1° SEMESTRE | Alfabetização Digital | 45 | 3 | Nísia Krusche |
Literatura, leitura e ensino | 60 | 4 | Mairim Piva/Adriana Gibbon | |
Literatura Infantil e Juvenil | 30 | 2 | Fabiane Resende | |
Literatura Sul-Rio-Grandense Contemporânea | 30 | 2 | Mauro Póvoas | |
Introdução à Análise do Discurso | 30 | 2 | Darlene Webler | |
Literatura de Autoria Feminina | 30 | 2 | Antônio Mousquer | |
Interfaces para a Formação Crítica de
Professores de Língua e Literatura:
Intertextualidade e Comparativismo
|
30 | 2 | Kelley Baptista | |
Total | 255 | 17 | ||
2° SEMESTRE | Argumentação, Leitura e Cidadania | 30 | 2 | Eliana Tavares |
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa:
perspectiva histórica e simbólica
|
30 | 2 | José Luiz Fornos | |
O Ensino do Cinema na Língua e Literatura:
um enfoque na formação crítica do professor
|
30 | 2 | Raphael de Boer | |
Práticas de Ensino em Língua Portuguesa | 30 | 2 | Darlene Webler | |
Práticas de Ensino em Literatura | 30 | 2 | Artur Vaz | |
A Cultura e seus Desdobramentos
com a Leitura e a Língua
|
15 | 1 | Luiza Silva | |
Total | 135 | 11 | ||
3° SEMESTRE | TCC | 45 | 3 | Todos os professores |
Total | 45 | 3 | ||
CH TOTAL TÍTULO DE ESPECIALISTA | 435 | 31 |